30 dezembro, 2009

FELIZ ANO NOVO!

Está chegando o grande momento. Amanhã cedinho, Neve vai conosco para Santa Maria, para passar a virada do ano no sítio onde nasceu. É um grande dia porque ela vai reencontrar a "família": mãe, irmãozinhos, primos... Mas é, principalmente, porque a branquela vai enfrentar mais de 3 horas de viagem dentro do carro, algo que ela, definitivamente, não gosta. Vai ser o grande teste da cãzinha, prova de fogo para ela. Já estamos com a receita do Dramin a postos e com todas as orientações sobre como ministrar o remédio, mas nada garante que ela irá fica sonolenta. Não vai enjoar, isso é certo, mas dormir... É uma incógnita. Estamos na expectativa para que ela pegue no sono, para não ir chorando até lá, e esse é nosso friozinho na barriga agora e grande pergunta de ano novo: como Neve irá se comportar na viagem? Espero que ela nos surpreenda e se saia bem nesse teste. Também esperamos que ela se compote bem por lá e aguente firme na hora dos fogos (ela não costuma ter medo de barulho, vamos ver se isso se confirma à meia-noite de amanhã!).

E já que não sei quando poderei atualizar o blog de novo e contar as peripécias de Neve no Sítio da Dinda Regina, deixo nossos desejos de um grande 2010, com muitos auaus e lambidas aos queridos peludos e beijos e abraços aos amigos!




**************************
Serviço:
Para ministrar o Dramin aos cãezinhos, de acordo com a veterinária da Neve: uma gota para cada quilo do cachorrinho, colocando direto na boquinha dele com uma seringa (ou o próprio contagotas do frasco). Se ele tiver mais de cinco quilos, como alguma coisa das gotinhas sempre escapa, pode-se dar um pouco mais do que isso. No caso da Neve, que está pesando em torno de 5,5Kg, podemos dar entre 8 e 10 gotas. De acordo com a veterinária, é um remedinho inofensivo e não requer test drive prévio para ver como o bichinho irá reagir.

28 dezembro, 2009

O primeiro dentinho



Depois de ter perdido uns sete dentes sem que a gente visse, ontem achei, finalmente, o primeiro dentinho de leite da Neve caído na caminha. É muito engraçado, nem parece de verdade. E é tão pequeno que, se não tivesse feito barulho, eu teria jogado fora sem nem perceber. Parece dente de uma pessoa, só que bem menorzinho; e é tão fininho que lembra um plástico vagabundo - se alguém pisar em cima, parte em mil pedacinhos minúsculos.

Engraçado é que, dessa vez, a gengiva da cãzinha sangrou. Das outras vezes, isso não aconteceu. Ou pelo menos, não percebemos.

20 dezembro, 2009

Neve e a Árvore de Natal



Quem já assistiu a Marley e Eu não vai ter dificulades para visualizar a cena: a porta da casa abre como de costume, os donos entram despreocupados e se deparam com um cenário de guerra na sala do apartamento. Inesperadamente, a cachorrinha, que deveria estar quietinha em seu cercadinho, aparece abanando o rabinho na maior felicidade, com cara de quem teve o melhor dos dias e quer compartilhar sua alegria com os outros dois membros da sua matilha. E enquanto ela pula faceirinha nas pernas de ambos, os dois olham desolados para os enfeites da árvore de Natal espalhados pela casa, totalmente despedaçados.

Pois foi isso que aconteceu na semana passada, bem no dia do aniversário do Gustavo. Chegamos em casa e, para nossa surpresa, Neve veio nos receber na porta de casa. Na hora, pensamos: "AI!" A surpresa seguinte foi ver pedaços de isopor, papel laminado, fitas e outros materiais não-identificados cobrindo o chão da sala, da cozinha, do escritório, do nosso quarto e ATÉ DA NOSSA CAMA, onde Neve não tem permissão para subir. Resumo da ópera: a espertinha encontrou um jeitinho de pular fora do cercadinho e fez a festa. Arrancou todas as bolinhas, pacotinhos, tambores e laços que alcançou na nossa árvore. Destroçou cada um e foi deixando os rastros pela casa. Chegou a arrancar da árvore um dos alces de pelúcia (que são meu xodó), mas aparentemente não viu tanta graça nele e o deixou de lado.

Mas o que mais nos deixou de queixo caído foi que ela conseguiu levar para cima da cama uma ovelha de lã, grande e pesada, que colocamos embaixo da árvore. Como ela conseguiu fazer isso ainda é uma incógnita. Imagino que a empolgação pela liberdade e os novos "brinquedos" deram uma força extra à cãzinha (ou então alguém entrou em casa e levou a ovelha para lá, só pode!). E para concluir, quando chegamos no quarto, com medo do que iríamos encontrar lá, demos de cara com a dona Neve deitada em nossa cama na maior folga, balançando o rabinho do lado da ovelha e de uma pocinha de xixi, porque claro, devia estar tão legal lá em cima que ela não se deu ao trabalho de descer para ir ao seu "banheiro" (se bem que, desconfiamos, o xixi pode ter escapado quando ela ouviu nosso "Não!!!" enfático ao vê-la onde não devia).

Acho que ficamos tão chateados que a Neve entendeu o recado. Colocamos a moça na casinha para poder arrumar a bagunça e ela ficou lá, nos olhando com o canto dos olhos, com cara de culpada. Fiquei morrendo de pena, confesso, mas se eu a tirasse de lá, o líder da matilha brigaria comigo também. O que nos restou foi limpar a casa, redistribuir os enfeites restantes pela árvore (hoje nem parece que ela sofreu um ataque canino!) e ir tomar banho com quase uma hora de atraso para o jantar de aniversário do Namor. Pouscos minutos depois de eu entrar o banho, vi o Gustavo e a Neve rolando no chão, como se nada tivesse acontecido. Não pude evitar um UFA! aliviado quando vi a cena. :-)

E como disse para o Gustavo, para nós pode até ter sido triste o cenário que encontramos ao chegar em casa, mas a Neve, sem dúvida, teve um grande dia. Ah, se teve...


Em tempo: dois dias depois, Neve ainda estava fazendo cocô decorado. Não sei como o aparelho digestivo desse bichinho aguenta tanta porcaria!!

15 dezembro, 2009

FELIZ AUAUNIVERSÁRIO, NAMOR!

Hoje é "auauauniversário" do meu dono querido e eu quero deixar uma mensagem para ele. Peço licença aos meus leitores, mas esse post é especial para o Gustavo - o Namor!





"Namor,

Auauau! Que dia legal! É teu auauniversário e eu vou participar da festa. Estou feliz! Meu rabinho não para de balançar de um lado para o outro, na maior alegria.

Sou uma cãzinha muito afortunada por ter você como dono. Sei que poucos viralatinhas têm a sorte que eu tive de encontrar vocês e sou muito agradecida por todos os dias que estamos juntos. Imagina se todos tivessem um dono tão engraçado para brincar! O mundo seria uma festa. Auuuuuuuu!!!!!

Eu gosto muito quando você dança esquisito na sala só para me fazer sair debaixo da cama e ficar pulando nos teus pés. Também gosto quando você deita na poltrinha e se prepara para eu ir correndo, dar um jump e me aninhar no teu colinho para dormir. E A D O R O (auauauauauuuuuu!!!) quando você imita o frango para mim. Essa é minha brincadeira preferida contigo. Ah! Claro, também adoro ouvir o CHEGOOOOOUUUUU, do Refresco Rende Dois, que só você sabe fazer.

Quando você fica bravo comigo, eu amo você ainda mais. Sei que é tudo para eu me tornar uma cãzinha educada e comportada e me esforço para obedecer. Quando vamos passear - auuuuu, adoro passeios!! - meu rabinho fica ainda mais balançante, porque adoro sair com meu dono queridão (e bonitão também, mas isso eu deixo para a Cami's!).

Humfff.... (suspiro). Eu amo você, dono do meu coração. Obrigada por ter me escolhido, por ter paciência comigo e não ficar tão bravo quando eu mordo a ovelhinha, rasgo o forro do tapete, faço xixi no lugar errado, faço cocô logo depois de você ter trocado meu jornalzinho, derramo a água, choro no carro ou arranho você com minhas unhinhas afiadas quando fico muito excitada. Eu sou um nenê ainda, mais já sei o quanto é precioso ter um dono como você! Auauauauauau!!!!!!

PARABÉNS PELO AUNIVERSÁRIO! FELICIDADES!

Com muito carinho, lambidas e lambeijos da

Neve cã."



13 dezembro, 2009

De Neve para Mopy

Querido irmãozinho Mopy

Au au!

Estou sem dentes no andar de baixo!!! Caim.... Começou caindo um, aí caíram dois de cima (que - ufa!! - já nasceram), mas de repente, fiquei sem uns quatro ou cinco dentinhos em baixo. Pareço um bebê-gente recém-nascido! Acho que preciso de uma dentadura urgente! Auauauauauauauuuuuuuu!

Você já passou por isso? E quando aconteceu, teus donos ficaram te chamando de banguela e dizendo que você tem uma porteira na boca? Os meus falam isso o tempo todo. Eu acho que eles gostam da minha boquinha assim, desdentada, mas eu não sei como vai ser agora, para eu sair na rua e fazer amigos. Enquanto meus dentinhos não nascerem, não vou poder dar nenhum sorriso. AU!!!!! Muito menos se eu encontrar o Chico, o Shi-Tzu que eu conheci na Pet Shop... Ops, não posso falar muito sobre ele que o Namor fica com ciúmes. Ele acha que a gente está namorando. Será que quatro meses não é uma boa idade para namorar, Mopy? Ah, mas o peludinho é uma gracinha... :-) Auuuuu.... Humff (suspiro)...

Maninho, o fim do ano está quase chegando e nós vamos nos ver. Estou com saudades, muitas! Au au!

Lambidas e auaus,

Neve.

08 dezembro, 2009

Cãzinha multimídia!

Vocês acreditam que cães também têm Orkut?!? Pois é!

Recebi hoje a indicação de um site muito legal e entrei para ver. É uma comunidade de animais; o dono cadastra o bichinho e pode adicionar ou convidar amigos, postar fotos, enviar recados, fazer amizades, arrumar namorado... Um verdadeiro "Orcãet"!

Curti e cadastrei a Neve; procurem por ela no site http://www.plugpet.com.br/. Nossa cãzinha pertence à Geração Y: está ligada em tudo, faz muitas coisas ao mesmo tempo, é totalmente saudável e, agora, ESTÁ NA REDE!

Ninguém mais segura a Neve cã...



07 dezembro, 2009

Updates

Neve já tomou a segunda vacina contra giárdia e a primeira anti-rábica. Em janeiro, toma a última anti-rábica.
O peso aumenta a cada dia: atualmente, está com 4,8Kg e é um pouco maior que um pintcher adulto.

Dentinhos estão nascendo!

Já aparecem pontinhos brancos na banguelice da branquela. Uma graça!

02 dezembro, 2009

Uma porteira!

Neve virou uma fábrica de perder dentes!

Ontem à noite, identificamos que caíram mais dois dentinhos, dessa vez do "andar de cima". Está o que minha mãe chamava de porteira, quando minhas irmãs e eu andávamos sem os dois dentes de cima na infância. Uma fofa!

Gustavo e eu bem que tentamos fazer fotos da banguelice da branquela, mas quem disse que ela fica mais do que 0,5 segundos com a boca aberta?



01 dezembro, 2009

Temos uma banguela em casa!



Essa noite caiu o primeiro dentinho de leite da Neve (sim, cães também têm dentes de leite!). Hoje de manhã, ela acordou banguela, com um buraquinho minúsculo no meio da boca, no lábio inferior. Quando abre a boca para latir, o buraquinho se manifesta. Uma gracinha! Uma pena não termos achado o dentinho para colocar embaixo da caminha, para a Fadinha Canina levar embora e deixar um mega osso em troca! Sem dúvida, Neve engoliu o dente; não há nada que aquela língua aspiradora não abocanhe em segundos...