Muitas pessoas, nesse final de ano, irão fazer doações para instituições de caridade. Algumas vão escolher cartinhas nos correios e atender pedidos de Natal de crianças carentes; outras vão levar presentes e doações de roupas e alimentos a asilos onde moram senhores e senhoras solitários. Outras, ainda, irão levar mantimentos para a ceia de Natal em vilas da cidade e há quem vá levar doações a crianças hospitalizadas, em tratamento contra doenças sérias e tristes. Todas essas pessoas estarão fazendo o bem e atendendo a quem precisa de ajuda.
Mas existem ainda outras formas de fazer o bem no Natal. Uma delas é ajudar os protetores anônimos que, com muito esforço e sacrifício, recolhem e cuidam de animais abandonados na nossa cidade. Eles estão sempre precisando de ração, medicamentos, ajuda para castração e tratamento dos bichinhos doentes, além de apoio financeiro para pagar a outras pessoas que os ajudam nessa missão. São pessoas que fazem um lindo e importante trabalho, o qual traz benefícios para quem gosta e quem não gosta de animais, porque retirar animais das ruas e castrá-los é ajudar a reduzir o número de bichinhos abandonados, que podem adquirir doenças e até transmitir às pessoas. Além, claro, de acabar com o sofrimento desses animaizinhos, que passam fome, sede e são maltratados por quem não gosta deles.
A minha proposta é que, nesse Natal, quem simpatiza e respeita a causa desses protetores faça a sua boa ação de fim de ano os ajudando com esse trabalho. Pode ser doando ração, participando das "vakinhas" online, apoiando com a castração de cachorros e gatos, levando caminhas, medicamentos, coleiras e guias, apadrinhando um cachorrinho ou - o melhor de tudo! - adotando um animalzinho. Enfim... Aqui no blog, no Facebook, na mídia, sempre há notícias de protetores e ONGs que precisam de ajuda. Escolher um deles e apoiar neste final de ano é fácil e não custa muito.
Gustavo, Neve e eu vamos apoiar a Sara Vieira, do projeto Anjos de Patas, que cuida de mais de 400 cachorros. Vamos doar ração para a Chiquinha, minha afilhadinha no projeto, para ser dividida com todos os demais animaizinhos que vivem com ela. Quem quiser participar dessa conosco, pode deixar mensagem aqui no blog ou mandar um e-mail para camilavmh@gmail.com. Vale também deixar uma mensagem no Face. Tenho certeza que estaremos fazendo a nossa parte para um Natal feliz!
Para conhecer o projeto Anjos de Patas: www.projetoanjosdepatas.com.br