10 março, 2010

COPROFAGIA: aconteceu com a minha cã!

Tão logo voltamos de férias, descobrimos que dona Neve estava com novos hábitos alimentares: fezes. Ou melhor: suas fezes! Descobrir isso foi, para mim, mais traumático do que ver a cãzinha comendo seu próprio vômito.

Foi minha irmã quem primeiro encontrou a branquela no meio de uma refeição. Antes de ligar para a veterinária, apelamos para o Dr. Google, em cujo "consultório" descobrimos que o ato de comer cocô chama-se coprofagia e é relativamente comum que alguns cachorros façam isso. As razões variam de digestivas a comportamentais e não conseguimos identificar o real motivo de a Neve ter entrado nessa. O jeito foi incluir a branquela em um programa de desintoxicação urgente!

O programa é simples: misturar na ração, durante 15 dias, um comprimido de Coprovet, que deixa as fezes com um gosto ruim e inibe que o cachorro a coma. Percebi que, nos primeiros dias do remédio, Neve ainda "saboreou uns cocozinhos", mas ontem já não tivemos mais surpresas. Aliás, ela chegou mesmo a vomitar depois de tentar comer cocô de novo. Um alívio! 

Confesso que nem se trata tanto de nojo. É que não consigo imaginar a Neve me dando "lambeijos" depois de uma refeição tão... exótica. E vamos combinar: a ração dela é a ProPlan, da Purina, que é considerada uma das melhores rações para filhotes. Não aceito que ela troque uma comida cara dessas por COCÔ!!!! 

***********************************
Coprofagia: no site http://www.bitcao.com.br/ há uma explicação clara e super completa sobre este hábito, além de uma descrição detalhada da ação do Coprovet, que é o único-anticoprofágico fabricado no Brasil.

Um comentário:

  1. Olá pessoal. Mas que coisa não?Achamos que a Neve quer mesmo é arrumar assunto para o Blog, ou está enjoada da ração,hehe. Tadinha. O Fernando disse que ela agora é COCOLATRA. Mas também já soube de vários peludos que já passaram por isso.
    Bjos e lambidas do mano.

    ResponderExcluir