21 outubro, 2009

Atendimento ao cliente: há que se ter muita paciência...

Há quase um mês, compramos um balizador para o móvel da nossa sala, que finalmente mandamos fazer. Tivemos de mandar pintar, pois não tinha na cor que queríamos. Deixamos pago, tudo certinho, com a promessa de que, em quinze dias no máximo, recebríamos a luminária já pintada. Há dois dias, liguei para a loja, pois não havia recebido retorno deles, e a moça que me atendeu disse que iria verifica com a colega e me daria retorno. Dei meu número de celular (novamente) e esperei a tarde inteira por uma ligação que não veio. Ontem, liguei novamente e, em todas as minhas tentativas, o telefone estava ocupado. Só restou a mim e ao Gustavo sair mais cedo do trabalho e passar direto na loja.

A atendente, quando nos viu, perdeu completamente o rebolado. Já chegou se desmanchando em desculpas, explicando que havia acontecido um atraso na fábrica e que no máximo hoje estaria indo para a pintura. Ou seja: além de ter passado mais de uma semana do prazo de entrega SEM QUALQUER AVISO, o balizador ainda nem foi enviado para o pintor. E para piorar, a atendente disse que tentou me ligar, mas achava que estava com meu telefone errado. "Inventou" um final diferente para o número, daqueles erros impossíveis de serem cometidos, apenas para justificar a falta de comunicação. 

Aí eu me pergunto: será que é tão difícil dar a devida atenção a um cliente? Um telefonema não deve "doer" tanto, mesmo que seja para dizer que o prazo não poderá ser cumprido, que houve um problema, enfim. Eu, enquanto consumidora, prefiro mil vezes receber uma informação ruim do que ficar sem saber o que está acontecendo. Quando isso acontece, a irritação e decepção são duplas! Como disse a Analisa Brum, "a verdade tem sempre o mérito de ser verdade", por pior que ela seja.

A sorte da moça dessa loja em questão é que eu sou uma pessoa educada que procuro não perder a compostura (mesmo sendo taurina). Fui gentil e a tratei bem, para alívio dela, tenho certeza. Mas sei que, numa próxima, não terei a mesma paciência. E riscarei (mais um!) nome da minha lista de fornecedores.

2 comentários:

  1. oi camila. vim conhecer seu espaço por sugestão do compreensivelmente tio coruja Dudu. Afinal, somos ambas cachorreiras, pelo que ele me disse. Quanto a esta questão de comércio, eu boto sempre a boca no mundo. Os caras amam vender, mas pós venda é ofensa para eles. bj

    ResponderExcluir
  2. Oie! Cami... Fiquei extremamente irritada ao ler isso que aconteceu com vocês. Nossa, a falta de consideração com o cliente me espanta cada vez mais... Vamos esperar a data da entrega para verificar no mínimo a qualidade agora né?
    PS: O que é um balizador?

    ResponderExcluir