24 março, 2010

Visita à "tia" cachorreira

Luciana, prima do Gustavo, acaba de se mudar de Cachoeira do Sul para Porto Alegre e está morrendo de saudades de suas cãs Luma e Malu, duas lindas labradoras que não vieram com ela na mudança. No último sábado, fomos jantar no apartamento que ela e o noivo Márcio acabaram de comprar (e onde já estão morando) para conhecer a casa nova e fomos, praticamente, coagidos a levar a Neve conosco. E lá foi a branquela, para mais uma visita inédita em seus meros sete meses de vida.

Neve e Lu, amigas de infância!

Neve se divertiu (como sempre!) e também aprontou - como não poderia deixar de ser. Lambeu todo sal grosso que encontrou pelo chão e, depois de tomar uma tigelona de água, vomitou no meio da sala da Lu!! Ainda bem que os anfitriões são cachorreiros e que o piso deles é fácil de limpar - senão, eu não saberia onde me enfiar!

A cãzinha, torcendo para que sobrasse alguma coisa para ela

A grande pergunta que fica é: será que Neve vai lembrar desse momento e nunca mais vai comer sal grosso do chão??
Posando para foto

Brinde ao novo lar

As "férias" da Neve

Enquanto nós curtíamos o navio, Neve curtia dias de "folga de donos", brincadeiras com outros cães, muita animação e mimos inúmeros no hotel da Pet Shop. Achamos que ela se divertiu muito, pelos relatos que recebemos das "paseadoras de peros" que se encarregaram, voluntariamente (é bom que se diga!), de levar dona Neve para longas caminhadas.

Sim! Eloisa e Ana, mãe do Gustavo e minha mãe, respectivamente, junto com minha irmã Bibiana, foram bem além do nosso pedido de ligar para a Pet, de vez em quando, para saber como estava a cãzinha, e se revezaram em visitas diárias à moçoila. E não satisfeitas em somente vê-la, sairam para passear com ela todos os dias. Nem preciso dizer que a Neve adorou, né?

Mas o mais engraçado é ver o envolvimento das duas com a cãzinha. Para quem, no início, não nos incentivava na idéia de ter um cachorro, elas evoluíram muito! Eloisa chegou a pensar em levar a Neve para a casa dela; minha mãe virou amiga de infância da branquela e, desde então, não se importa que a gente leve a peluda para visitá-la em casa. Na penúltima visita, Neve fez xixi no carpete do quarto dela e dividiu a cama com meu pai (o que significa que ela deitou no lugar da minha mãe na cama) e o máximo que a Dona Ana fez foi dizer "deixa!". Ah tá... 

E por falar em pai, devo dizer que ele é outro encantado com a cã. Empresta para ela uma bola que ganhou de presente (diretamente da Holanda), passa horas jogando a bolinha para que ela vá buscar e a convida para ver TV com ele. Como consequencia, foi convidada para o aniversário dele este mês. Pela minha mãe, é bom que se diga de novo!!! 

Neve voltou da Pet mais acostumada a fazer xixi e cocô na rua (embora ainda faça no pipidolly's do cercadinho - e coma, de vez em quando!) e mais obediente em alguns aspectos. Aprendeu que só pode sentar no sofá quando há um lençol protegendo o estofado e procura atender aos comandos de "Fica", "Vem" e "Caminha". Mas ganhou uma liberdade que, inicialmente, pensávamos em não dar a ela: deitar na nossa cama. Todos os dias, cedinho da manhã, a tiramos do cercadinho e deixamos que ela deite conosco na cama. Ela fica faceiríssima! Agitada no início, mas depois se acalma e pega no sono. Ela prefere dormir nos pés da cama, enrolada em si mesma, como faz na caminha dela. E enquanto nós não acordamos, ela não desce da cama (nem faz xixi ou cocô lá, claro!). 

Esse post é para dizer que continuamos recomendando a Bicho Mania como Pet Shop e ficamos satisfeitos com a temporada que a Neve esteve hospedada lá. Percebemos que ela gosta bastante de estar lá, se sente à vontade e bem animada. Volta sempre cansada, pronta para dormir profundamente, de tanto que corre e brinca com os outros cães, o que nós achamos ótimo.

É bom saber que nossa cãzinha está bem cuidada quando não podemos estar com ela!

22 março, 2010

Navegar é preciso!

Nessas férias, Gustavo e eu, junto com nossos amigos Audrei e Felipe, fizemos um cruzeiro de sete dias pela costa brasileira. Foi uma viagem e tanto! Da beleza do navio ao balanço do mar (e que balanço!!), incluindo os diversos portos onde atracamos, tudo é inesquecível. Selecionei algumas imagens para deixar com água na boca os futuros viajantes - e já aviso que Gustavo e eu somos parceiros para um novo cruzeiro! 

O anoitecer visto do convés

Piscina: um dos lugares mais animados!

Nossa 'desagradável' vista no café da manhã...

O vento da noite, no convés

Registro fotográfico pré-embarque!

O MSC Opera no porto do Rio de Janeiro, antes da partida: capacidade para 2 mil passageiros e em torno de 700 tripulantes

***********************************
Serviço: nós viajamos com a BMZ Viagens e Eventos. Nossa agente é a Megui Travi (indicação da Audrei, com quem pretendemos organizar nossas próximas viagens!). O navio, MSC Opera, é lindo, limpo, imenso e cheio de glamour. Para saber mais sobre ele, o site é: http://www.msccruzeiros.com.br/frota/msc-opera.html

Balaca Gaúcho

Esse é o cachorro do Lasta, um funcionário do Gustavo. Ele me enviou essa foto na sexta-feira e - como uma boa gaúcha, bairrista e orgulhosa do seu Estado - achei muito legal publicar aqui. Vejam só a elegância do moço!


10 março, 2010

COPROFAGIA: aconteceu com a minha cã!

Tão logo voltamos de férias, descobrimos que dona Neve estava com novos hábitos alimentares: fezes. Ou melhor: suas fezes! Descobrir isso foi, para mim, mais traumático do que ver a cãzinha comendo seu próprio vômito.

Foi minha irmã quem primeiro encontrou a branquela no meio de uma refeição. Antes de ligar para a veterinária, apelamos para o Dr. Google, em cujo "consultório" descobrimos que o ato de comer cocô chama-se coprofagia e é relativamente comum que alguns cachorros façam isso. As razões variam de digestivas a comportamentais e não conseguimos identificar o real motivo de a Neve ter entrado nessa. O jeito foi incluir a branquela em um programa de desintoxicação urgente!

O programa é simples: misturar na ração, durante 15 dias, um comprimido de Coprovet, que deixa as fezes com um gosto ruim e inibe que o cachorro a coma. Percebi que, nos primeiros dias do remédio, Neve ainda "saboreou uns cocozinhos", mas ontem já não tivemos mais surpresas. Aliás, ela chegou mesmo a vomitar depois de tentar comer cocô de novo. Um alívio! 

Confesso que nem se trata tanto de nojo. É que não consigo imaginar a Neve me dando "lambeijos" depois de uma refeição tão... exótica. E vamos combinar: a ração dela é a ProPlan, da Purina, que é considerada uma das melhores rações para filhotes. Não aceito que ela troque uma comida cara dessas por COCÔ!!!! 

***********************************
Coprofagia: no site http://www.bitcao.com.br/ há uma explicação clara e super completa sobre este hábito, além de uma descrição detalhada da ação do Coprovet, que é o único-anticoprofágico fabricado no Brasil.

08 março, 2010

"Diga espelho meu, se há na avenida alguém mais feliz que eu..."

Levamos a Neve para passar o carnaval na casa da Jamile, em Caxias do Sul, onde a cãzinha pôde curtir o maninho Mopy (vulgo Guniza, Gulermino e Mopy Chin Chin) e experimentar coisas diferentes de até então. Roeu um osso de costela bovina, subiu correndo (sem cansar!) uma escada de 150 degraus, passeou na beira de uma cachoeira, fez cocô no meio da sala da Jamile, dividiu o pipidolly's e o pote de água com o irmãozinho. Foi um passeio muito bacana, que com certeza fez muito bem para a branquela. É muito legal ver o quanto ela e o Mopy se dão bem e se divertem juntos (mesmo que, algumas vezes, pareça que eles vão se matar!!).

Essas são as fotos do feriado de carnaval.


Úma orelha caída e outra em pé é herança do pai.


Os irmãos curtindo as pedras do Parque Nossa Senhora de Lourdes em Caxias.


A branquela na janela do carro, curtindo a paisagem.


Brincando na cama do irmão, onde ela preferiu dormir durante todo o feriado.


Fantasiada de Virgem Maria - afinal, é carnaval!

01 março, 2010

Fim de férias

Estávamos em férias - Gustavo, Neve e eu - e acabamos de retornar (retornamos, inclusive, ao trabalho!). O blog será atualizado em breve. Aguardem e confiem!