Eu fiquei com muita raiva nesse final de semana. Fiquei bem incomodada mesmo, desejei que tudo desse errado para Assis & Ronaldinho. Como boa gremista, achei uma vergonha a forma como uma família que 'se diz' gremista tratou o clube de futebol que lançou aquele que seria, por duas vezes, o melhor jogador do mundo. Se a família Assis Moreira é o que é hoje, deve quase tudo ao talento de Ronaldo para o futebol. Talento esse que surgiu no Grêmio. Por isso, achei vergonhosa, desrespeitosa, feia e suja a forma como Assis conduziu o retorno de Ronaldinho ao Brasil e o leilão em que envolveu o tricolor. Péssimo!
Mas agora passou. Tantas coisas aconteceram desde sábado, quando o Grêmio comunicou, oficialmente, que estava encerrando as negociações com Assis para ter o Ronaldinho, que já acho graça em tudo isso. Eheh! Flamengo vai ficar com a bomba! O que pode ser mais engraçado que isso?
Assis e Ronaldinho enrolaram o Grêmio, que saiu muito por cima de toda a situação. O presidente Paulo Odone mostrou que o tricolor é maior do que tudo isso, colocou a família Moreira em seu lugar e deu um basta na palhaçada. O Palmeiras fez o mesmo - e com isso, corroborou o discurso do tricolor, mostrando que Assis fez com o time paulista o mesmo que fez conosco. Dizem que Assis, essa manhã, fez outro contato com o Grêmio, pedindo para retomar as negociações. O Grêmio disse não. Ronaldinho, então, fica sem opção: ou vai para o Flamengo, ou volta para o exterior. Ou nada. Depois de toda essa novela, essa onda toda, ficar sem opção e ter de ir para o único clube que não desistiu de negociá-lo é um ótimo castigo. Ele achou que estivesse por cima; agora, vai ter que aceitar o que restou. E mesmo que o que tenha restado seja o Flamengo, ainda assim é péssimo para tamanho ego. Que sensacional!
Acho Ronaldinho um bunda mole. E Assis, um mercenário mau caráter. Não vejo problemas de Ronaldo jogar em outro clube brasileiro; mas não se diga gremista, não minta, não faça leilão. É feio. E no caso do Ronaldinho, que tem um passado nada legal com o Grêmio, é pior ainda. Que chance perdida de se redimir! Se a torcida do Grêmio vinha sendo tolerante, agora já era.
Ronaldinho já não é mais essa coca-cola toda. E daqui a quatro, cinco anos, será menos ainda. Um dia, ele vai ter que encerrar sua carreira. E se nesse dia ele bater na porta do Grêmio, dizendo que gostaria de parar de jogar em seu clube do coração, eu sinceramente espero que a diretoria diga apenas "não, obrigado". Ronaldinho não é gremista. Assis, então, nem se fala. Será muito mais honesto se eles pararem com esse discurso. Ninguém acredita.
Concordei com Paulo Odone quando ele disse que não acreditou ao ouvir Ronaldinho se refereir ao Grêmio como "sua casa". O Grêmio não é a casa do Ronaldinho! Talvez Porto Alegre seja, mas o Grêmio é muito mais do que isso. É o clube que lançou Ronaldo, que o colocou na vitrine para que ele fosse convocado para a Seleção e tivesse a oportunidade de jogar no exterior. Ronaldinho aproveitou a chance - e saiu fugido, pela porta dos fundos, para que o Grêmio não levasse nada com sua saída. Primeiro grande erro.
O segundo veio agora, com todo esse circo armado nas últimas semanas. Ronaldo tem as portas do Grêmio fechadas para ele. Alguém pode dizer que isso não é nada, pois eu acho isso muito. O suficiente. Afinal, que grande craque gostaria de ter sua história manchada por duas sacanagens feias com que aquele que ele diz ser seu clube do coração? Qual craque gostaria de ser vaiado ou chamado de mercenário ao invés de ser ovacionado? Que craque brasileiro tem isso em sua história? Ronaldinho, por duas vezes o melhor jogador do mundo, tem tudo isso. Lamentável... Para ele e para o irmão dele, que construiu isso.
O Grêmio tem inúmeros craques e todos eles são pessoas que, independente de terem ou não cometido erros em suas vidas, jamais agiram de forma equivodaca com o clube. Da minha geração, posso falar de Danrlei, Jardel, Victor, Lucas, Anderson, Jonas... E Renato Portaluppi, que desse não é preciso fazer comentários. Aliás, se tem alguém que pode usar 'Gaúcho' como sobrenome, é ele. Ronaldinho, esse não.
Quem precisa de Ronaldinho? Talvez o nome, talvez o peso que ele tenha, enfim, pudesse valer. Mas no campo, as dúvidas são grandes. Por isso eu digo que a bomba ficará para o Flamengo. Que grandes festas Ronaldinho fará no Rio de Janeiro!