01 fevereiro, 2010

Fatos pós-operatórios

Neve voltou ótima para casa, sem qualquer resquício do "ajojamento" que tomou conta dela logo após a cirurgia. Não deve ter sentido dor alguma, pois pulou e correu como sempre. Mas...

Logo que retornou, a querídissima deu sinais de que estava com a memória abalada: "esqueceu" o lugar do xixi! Batizou os tapetes do quarto e da cozinha, para nosso desespero. A cada lavada, era um novo xixi no tapetinho. Sem exageros, no final de semana passado, lavamos três vezes cada um dos tapetes. A máquina não parou um minuto sequer!


Como achamos que o sensor canino para detectar locais corretos de xixi poderia estar sendo afetado pelo modelo abajur, optamos por tirá-lo do pescoço e deixá-lo apenas para ocasiões especiais (hora de dormir, por exemplo). Melhorou um pouco, mas mesmo assim a dona Neve se achou no direito de fazer um xixizinho no meio sala - ela deve ter pensado que era um desaforo uma cã operada, ainda com pontos, ter de se levantar e ir até a área de serviço para fazer xixi. Tenha dó!


Mesmo sem o abajur, Neve não mexeu nos pontos. Isso, claro, até a noite de terça para quarta-feira, quando, ao acordar, encontramos uma cãzinha desperta sem o esparadrapo na barriga - e em qualquer outro lugar. Procuramos resquícios do curativo e nada; concluímos que foi parar no buraco negro, digo, estômago da branquela. Só nos restou colocar um micropore para proteger o local (o qual a moçoila fez o favor de comer TAMBÉM) e levar a danada para a Pet, para verificar a extensão do estrago. Resultado: ela engoliu o esparadrapo e a pontinha superior dos pontos, que ficava exposta. Uma vez que ela não havia comido a pontinha de baixo, não houve problemas, já que a veterinária precisava apenas de uma das pontas expostas para poder retirar os pontos (que são internos - intradérmicos, para ser mais exata).

Refeito o curativo, levamos Neve de volta, devida e novamente "abajurzada". Na sexta-feira, ela finalmente retirou os pontos de vez e voltou para casa mais lépida e fagueira do que nunca. A novidade é que ela aprendeu a subir na nossa cama, o que nos obriga a estar de olho para ensinar novas regras de etiqueta caninas. Ah, esses simpáticos e adoráveis cães...

Um comentário: